Photobucket



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

É diferença ou preconceito?



Infelizmente, vivemos numa sociedade marcada por lutas e diferenças sociais. São tantas que perco a conta! ...

Ser separado do grupo de amigos por causa de uma deficiência física, uma doença, a cor da pele, a textura do cabelo, a condição social ou sexual, o partido político, a religião ou a estatura profissional, o clube futebolístico, o tipo de habitação ou zona onde habita, o grupo de amigos ou os lugares onde frequenta, a sua condição monetária, são exemplos que merecem a nossa atenção e comentário.



TU sentias-te bem se olhassem para ti pelo canto dos olhos? És igual aos outros em tudo? Pensas ou ages como os outros?

Há quem viva uma vida inteira alimentando uma ideia formada a respeito de conceitos que considera como verdade pronta e acabada. Essa noção é tão defendida que não se abre a outras possibilidades para outras reflexões. A limitada capacidade de reflexão e de aceitação do outro, leva a pessoa a criar limites de opiniões, revelando uma completa ignorância e total desconhecimento.





Todas as ideias ou noções que o homem tem a respeito das coisas e da vida é uma questão de educação. Desde pequenos que nos disseram coisas e nos ensinaram verdades das quais acreditam. Muitas dessas verdades são incorretas e falsas, por vezes até injustas. Mas há outras que se nascem apenas por uma repetição cultural ou familiar, ou até mesmo por completa falta de diálogo e de conhecimento. Chamaremos isso de preconceito. Preconceito é um juízo preconcebido, que é manifestado geralmente por uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos".


* Quando ligamos a televisão ou lemos uma revista e nos deparamos com imagens de mulheres e homens exageradamente perfeitos, corpos bonitos e bem cuidados, ausência total de rugas ou marcas de expressões, isso leva-nos muitas vezes a acreditar que só tem valor quem é assim. O pior de tudo é que o talento, o caráter e os valores morais não têm qualquer valor!

* Uma pessoa portadora de alguma deficiência é sempre vista com indiferença. O diferente causa incómodo. Diferenças significam, no intender de muitos, anormalidade, erro, dificuldade, inferioridade, indiferência. Mas ela pode ser muito mais “eficiente” e "capaz" do que podem pensar.
Há pessoas portadoras de deficiência visual que "vêem" a vida de outra maneira, e conseguem perceber o que a maioria de nós não percebe.
A maioria de nós temos pernas, braços e olhos, mas muitas vezes vivemos grande parte das nossas vidas sem postura e sem atitude perante a vida.

* Uma sociedade machista como a nossa, ainda acha que o homem tem que ser macho, mesmo que não tenha caráter e que seja a pior pessoa do mundo. A masculinidade sobrepõe-se a todos os outros valores. Homem e macho não são e nunca foram sinónimos. Homem devia ser um conjunto de valores e não um conjunto de estatuto e de superioridade!

* A mulher, que está sempre em segundo plano, vive como aquela que serve. São vítimas de agressões, humilhações, injustiças, isolamento, desprezo, indiferença e desrespeito. A agressão é crime e a mulher, como todo o ser humano, merece respeito.

* Os homossexuais são outros que ainda são vítimas de preconceito e de piadas. Os outros sentimentos como a sensibilidade, o amor, os valores não são percebidos, nem são valorizados.

* Os que frequentaram as melhores escolas ou têm mais oportunidades de conhecer outras formas de aprender, sobrepõem-se a quem não teve acesso a uma educação de qualidade. O conhecimento, que deveria ser acessível a todos, ainda é motivo de divisão entre pessoas.





Cada vez que convivo com alguém diferente de mim em qualquer aspecto, tenho a oportunidade de ser melhor, mais sensível, mais aberta, mais compreensiva, e poderei relacionar-me bem em qualquer lugar, com qualquer outra pessoa ou em qualquer outra situação. Não terei problemas de convivência. Caso contrário, ficarei isolada do mundo e das pessoas por não aceitá-las como elas são.
De certeza que também TU deves ter algo de que as pessoas não gostem. Não gostarias de ser aceite ou que te respeitassem?  Ninguém precisa gostar de tudo e de todos, mas é nossa obrigação respeitar os que não são como nós ou não pensam como nós. Aceitar as pessoas como elas são e aprender com elas é uma sabedoria que vale a pena viver, e pouca gente tem vivido essa experiência!



** ** ** ** **


Preconceito não é mais do que falta de inteligência, e que aceitar e conviver com o diferente é a oportunidade de fazer o mundo melhor, mais colorido, mais humano e menos violento. Aceitar a diferença é construir um mundo mais justo e mais solidário. Afinal, TU também és diferente!!

2 comentários:

Carlos Manuel disse...

Carlos Manuel (amigo do facebook) escreveu:

"
Angel Querida Amiga, entrei no Blog, mas peço desculpa não sei Como se escreve lá, Concordo Inteiramente com o que lá está Escrito, Junto só a isso 50 Anos de Obscurantismo Criado Pela Ditadura , e Resumindo ,Pelo que eu Vi por essa Europa Fora , devo Dizer que somos Um Povo, 30 Anos atrazados em Cultura e Educação ao Resto da Europa, Gostei Muito do Blog Felicidades e Continua Força Amiga, Precisamos Tanto de Gente Linda Como Tu;Beijinho Muito Grande ♥
"

♥ αŋgєļ тєrєѕα ♥ disse...

Tens toda a razão, amigo Carlos!
Ainda há pessoas que estão atrasadas nas suas opiniões...

Obrigada pelo teu comentário.
Beijinhossssss