Photobucket



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Onde procurar a Felicidade?


Todos queremos e desejamos ser felizes!

Afinal, o que é que queremos dizer quando afirmamos que queremos ser felizes?
O que será que falta para ser feliz?

Cada pessoa tem uma resposta para a procura da felicidade, mas onde estará ela?




Uma das grandes ambições da nossa vida é, sem dúvida, a conquista da felicidade, seja ela dinheiro, sorte, sucesso, amor, saúde, ....
Sempre habituei-me a ouvir os finais das histórias que contavam-me em criança, que terminavam invariavelmente da mesma forma: "E foram felizes para sempre!".

Durante vários anos, isso levou-me a acreditar que a felicidade suprema estava dependente da descoberta do "príncipe encantado", aquele homem perfeito com o qual viveria eternamente um amor feliz. - "Bem, isso é canja" - pensava eu. Rapazes havia muitos, era só deixar que o amor escolhesse por mim. Aliás, era essa mesma palavra "AMOR" que fazia-me vibrar, talvez por a sensação da felicidade ser espontânea e surgir naturalmente.

No entanto, fui perdendo esta minha ingenuidade de criança quando a paixão não correspondida por um rapaz fez-me pensar que, afinal, a felicidade era capaz de não ser um dado adquirido. De repente, dei por mim a querer desesperadamente ser feliz... para sempre, como narravam as histórias!




Então, comecei a pensar seriamente no assunto... Mas, como não conseguia chegar a nenhuma conclusão sozinha, decidi alargar o meu campo de investigação e ouvir outras opiniões:

  •  Para algumas pessoas, principalmente aquelas que não são totalmente saudáveis, felicidade é sinónimo de saúde. Se tiverem saúde, não necessitam de mais nada. Mas, será que estas pessoas, embora não sejam saudáveis, não podem e não merecem ser felizes?
  •  Para outras pessoas mais ambiciosas, felicidade é ser rico. Não estarão elas a confundir felicidade com bem-estar e interesses?
  •  Para outras, felicidade é sinónimo de beleza. Será que as pessoas feias (se é que existem!), gordas e baixas também não têm o direito de serem felizes?
  •  Outras, nunca estão felizes. O que lhes faz ficar felizes agora, já não as satisfaz na hora seguinte. Para estas pessoas, a felicidade anda sempre um passo à frente. Por mais que façam por a alcançar, e até consigam por vezes tocar-lhe!, ela acaba sempre por fugir...




Para mim, apesar de também achar que ter saúde é muito importante, felicidade é mais do esses pequenos pormenores que algumas pessoas dão tanta atenção:

Felicidade é estar junto de quem mais gosto, fazer aquilo que sempre sonhei, ter amigos verdadeiros, com os quais possa sempre contar em todas as ocasiões (não só nas boas!). Com esses amigos, consegue-se superar as dificuldades ou, pelo menos, elas tornam-se mais fáceis. Eles dão-nos sempre os melhores conselhos, e apoiam-nos em todas as situações.

Os amigos verdadeiros nunca nos abandonam, mesmo quando estamos a passar por situações difíceis! Cada vez são menos aqueles que nos são fieis e que podemos confiar...


Quanto à beleza, se se viver obcecado com isso, a vida passa-nos ao lado e perdemos a hipótese de estar com as pessoas que proporcionam-nos horas e horas de felicidade.
Isso sim, é o mais importante para sentirmo-nos felizes: estar bem connosco e com os outros e sentirmo-nos bem assim!

A felicidade procura-se e luta-se por ela!




Para uns, a resposta está no amor perfeito; para outros, tudo depende do dinheiro e do sucesso; para mim, está em ter amigos verdadeiros e estar com eles; ... ... e a TI, o que é que te falta para ser feliz??

5 comentários:

Simplesmente Eu disse...

... a felicidade está, nem mais nem menos, dentro de nós!! Temos que encontrá-la e fazer com que ela não nos escape.
Bom texto!
Felicidades.

Cristina disse...

"Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe uma paladar,
Seria mais feliz um momento...
Mas eu que nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...

Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se.
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...

O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja..."

Alberto Caeiro - Do livro O Guardador de Rebanhos

♥ αŋgєļ тєrєѕα ♥ disse...

Obrigada a "Simplesmente Eu" pela visita e pelo comentário.

Um abraço!

♥ αŋgєļ тєrєѕα ♥ disse...

Obrigada maninha pelo poema!

Beijinho gooordoooo pra tu! :)

bonekinha disse...

Felicidades! ;)