Cada vez mais entristece-me ver animais abandonados e sozinhos em plenas ruas da capital (e não só!). Infelizmente, há muitos cães e gatos que vagueiam pelas ruas, sem terem uma casa para se abrigarem do frio e da chuva, sem uma refeição razoável e alguém que lhes dê o carinho e o conforto a que, também eles, têm direito.
Por incrível que pareça, há pessoas que um dia se fartam deles e os deixam num sítio qualquer, sozinhos e assustados com a elevada agitação existente, sem estarem preparados para se "safarem da selva" em que vivemos.
Foi no ano de 2004, quando alguém passeava numa dessas ruas, surgiu-lhe "algo" que ronronava junto aos seus pés...
... Esse "algo" era um gatinho bebé, que lhe pedia um simples miminho.
Hoje, e com muito gosto e orgulho, sou eu que o tenho junto a mim enquanto escrevo este texto. Em troca dos meus miminhos, partilha comigo toda a sua gratidão e agradecimento por ter havido alguém que tivesse cuidado dele. E acredito que ele vai agradecer-me até ao fim da sua vida, por sermos tão amigos!
Este meu único e fiel amigo chama-se "Caramelo", por ser tão parecido com esse doce rebuçado que todos nós conhecemos e gostamos!
Os gatos são sempre enigmáticos e encantadores. Para quem pensa o contrário, os gatos adaptam-se perfeitamente ao estilo de vida urbano da nossa sociedade.
Quer se trate de um gato de raça ou de um simples e vulgar rafeiro, o gato é um animal de estimação atraente, gratificante e relativamente fácil de tratar.
Os gatos conseguem sobreviver e desenvolver-se em qualquer ambiente. Companheiros indispensáveis de pessoas de todas as idades, eles têm um humor imprevisível - óptimos caçadores num dado momento e companheiros adoráveis no momento seguinte.
Porém, tornar-se dono de um gato é um assunto delicado. A decisão de levar um gato para casa deve ser tomada muito seriamente. É necessário saber exactamente como se deve tratar dele em todos os aspectos, mesmo a nível de higiene.
Depois do bichano nos escolher (sim, porque são eles que nos procuram!), é preciso ganhar a sua confiança e aprender a cuidar dele correctamente, bem como ensiná-lo a ter um comportamento doméstico aceitável e a reagir à disciplina básica.
Um gato não é um animal muito exigente: tudo o que precisa é de uma alimentação adequada, de cuidados de higiene regulares e de tratamento veterinário.
Este companheiro felino desenvolve-se melhor com um dono simpático e tolerante, que possa dedicar-lhe muita atenção e acompanhá-lo nas suas brincadeiras. Se lhe dedicar tempo e ternura, ganhará a confiança deste fiel amigo!
Os gatos são exigentes quanto a manterem-se limpos e asseados. É raro ver um gato com um aspecto descuidado, porque são eles que cuidam da sua própria higiene quando não se sentem bem ou quando envelhecem e enfraquecem.
Trate bem dos animais em geral. Não só o gato, todos vão agradecer-lhe!
E não se esqueça: não é o dono que adopta o animal; este é que escolhe a pessoa com quer ficar, para depositar toda a sua confiança.
Se pensou dar um animal ao seu filho, lembre-se que também eles têm sentimentos e não são nenhuns brinquedos!
Quando for de férias, leve-o consigo ou deixe-o aos cuidados de alguém de sua confiança.
Por favor, não abandone os animais! Caso contrário, neste Natal ofereça, sim, um bichinho de peluche!!!








12 comentários:
amiga Stephane E Sofia do facebook escreveu:
" O meu gato tem os mesmos direitos q todos nós, nem da para pensar de outra maneira!! :) "
Obrigada pelo comentário que deixaste no facebook.
Tens razão amiga. Também eles merecem o nosso respeito!
Beijinhosss
Amiga Teresa, concordo contigo!!!
Aproveito para dizer que tens um gato LINDOOOO!!!!!!!!!!!!!!
Beijinhos ;)
Obrigada Sandra pela visita e pelo comentário.
Agora o Caramelo ficou todo derretido porque chamaste-o de lindo!!! ... quem é que o atura agora??!!
Beijinhossssss :))
amiga Maria Bernardo escreveu no facebook:
" Beijinhos com Carinho e Amizade, Kida Amiga Teresa. ADORO teu Blog. "
Obrigada kida amiga pela visita e pelo comentário.
Adoro-te!! Bjnhsssssssssssss
amiga Ni Gi escreveu no facebook:
" Adorei o teu cantinho Angel Teresa...bigada pela partilha...amei o caramelo que é lindooo....beijinhos para ti amiga e feliz Fim de Semana *-*♥ "
Obrigada amiga pela visita e pelo comentário.
Bom fim-semana! Beijinhosssssss
a maninha escreveu no facebook:
" E é com muito orgulho que não me arrependo de ter 'acolhido' o meu afilhado cá em casa... um grande romrom pa tu gatinho lindo ^+^ "
Obrigada maninha pelo comentário!
O Caramelo agradece o teu ronron e .... acaba de te assoprar!!!!!
Foi uma assopradela de carinho!
kissinhossssss :))
amiga Elisabete Dias escreveu no facebook:
" Minha querida, do pouco que ainda vi amei o teu blog, continua assim com a força que tens e essa sensibilidade que só alguém com um coração grande pode ter! beijinho e ver se combinámos o tal cafézinho com a tua mana :) "
Obrigada pela visita e pelo teu comentário. Já fiz lembrar a ideia do café. A Cris pede desculpa, mas ainda não se esqueceu. Apenas tem havido por aqui alguns problemas para resolver... Mas, prepara a filhota que está para breve!!
Bjnho graaande e obrigada :)
Enviar um comentário