Cinco milénios depois da invensão da escrita, cinco séculos depois da chegada da tipografia a Portugal, eis que nasce uma nova forma de linguagem!
Certas palavras do nosso dicionário passaram a ser escritas de maneira diferente. Quem ainda não se apercebeu é porque nunca recebeu uma mensagem escrita no telemóvel, ou porque não se comunica pelo messenger, via internet.
As pessoas cada vez mais enviam mensagens escritas rápidas e curtas. Se formos analisá-las ao pormenor, cada vez mais são escritas com erros, códigos, sinalefas e hieróglifos que muitos não conseguem decifrar.
Por exemplo,
- a palavra "acho" passou a ser escrita com um "x", passando a uma nova palavra: "axo";
- "beijos" foram transformados em "jokas" ou em "bjs";
- "tudo bem" em "td bm";
- "amiga" agora é "miga";
- e, uma das palavras muito usadas "lol", para quem não sabe significa "laughing out loud", que em português quer dizer "rir às gargalhadas"
... entre muitas outras ...
Pode-se afirmar que a nova geração já escreve como fala, e fala como escreve. Estas diferenças de vocabulário notam-se, não só na linguagem escrita como, já há algum tempo, na linguagem falada. Qual não é o adolescente que não utiliza as palavras "bora lá", "tasse bem" ou "bestial", "porreiro" e "chatice" para expressar o que lhes vai na alma, e que, muitas vezes, ou melhor "bué de vezes", surpreendem os mais velhos, ou como quem diz, os "cotas"?
Como se fala mal, também se escreve mal!
Esta nova linguagem é proporcionada pelas novas tecnologias porque estas assim o permitem e propiciam: basta carregar nas teclas "enter", "send" ou "ok" e já está!
Os jovens apenas nomeiam, não estabelecem relações entre as ideias e não têm vocabulário suficiente para se expressarem e/ou comunicarem, e para pensarem.
As mensagens são enviadas de imediato e são tão pouco cuidadas!
Longe vai o tempo em que a carta demorava horas a escrever, e dias e dias a chegar ao destino.....


4 comentários:
Ainda bem que há meios mais rápidos para falarmos com as pessoas! Mas, concordo contigo. Os jovens desde cedo começam a escrever de uma determinada maneira, e depois dão erros com frequência.
Gostei do teu tema! Faz-nos pensar duas vezes antes de oferecermos um telemóvel ao nosso filho mais novo.
Beijinhos amiga, e continua!
Obrigada Antónia pela visita e pelo comentário.
Amiga, ainda não percebi muito bem porque é que os filhos mais novos precisam de um telemóvel!
Bem, é uma ideia de um assunto pra voltar um dia destes ...
Beijinhossssss :)
Teresa,
passei só pra deixar
"swacks",
"bjs",
"jocas",
"jinhos",
ou como quem diz
"beijinhos".
:)
Obrigada André pela tua visita e pelo comentário.
Sempre na brincadeira ...
:)
Porta-te bem .. mal!
Beijos
Enviar um comentário