Todos nós sentimos medo face a certas situações, e que por sua vez despertam mecanismos de alerta e de defesa.
Perante uma ameaça ou algo que nos assusta, o nosso "alarme" interno dispara e surge de imediato uma resposta que consiste em fugir ou atacar, tal como os animais.
Todo o Ser Humano herda à nascença Medos Instintivos. Com o decorrer do tempo, estes medos transformam-se em Medos Racionais, que nos afastam e protegem dos perigos graves e reais. Todavia, podem ainda surgir os Medos Irracionais. Estes últimos surgem quando existe algo que nos aprisiona ou asfixia: são as chamadas Fobias.
A maioria dos medos, receios e sensações de ansiedade com que lidamos no dia-a-dia (como o medo de adoecermos, de ser rejeitado ou de ficarmos sozinhos, de sermos assaltados, da guerra, da morte, ...), surgem da interacção com os outros, podendo ser "contagiosos" e nocivos para a plena expressão das nossas vidas.
O medo é anti-educativo: em vez de conduzir as pessoas até às suas melhores capacidades, inibe-as e faz com que temam os outros, retraindo-se face a elas.
Por vezes, os nossos medos ultrapassam os limites e podem tornar-se doentios, irracionais e até incontroláveis! Estamos perante uma fobia. Então, fobia é um medo persistente, irracional e exagerado sobre algo inofensivo, e que provoca um desejo incontrolável de se evitar aquilo que se teme. Por exemplo, fobia a animais, à trovoada, às alturas, a espaços fechados, ao sangue, ao escuro, viajar de avião, andar de elevador, ....
Existem ainda os casos de fobia social, quando a pessoa evita o relacionamento com outras pessoas fora da família, ou evita as várias situações que as obriga a estar expostas à avaliação dos outros.
Estes casos são entendidos como uma fonte de embaraço e de humilhação, pois têm medo de fracassar em público, de cair no ridículo e de perder o controlo, de ficar envergonhadas, coradas ou até "paralisadas".
Por vezes, o que pode desencadear estes e outros medos exagerados é a nossa imaginação, capaz de transformar uma formiga inofensiva num bicho gigante e ameaçador.
Se grande parte dos nossos medos não faz qualquer sentido, se sabemos que não existem razões para continuar a tê-los, então porque é que nos deixamos "apanhar" por eles? Porque é que não conseguimos fazê-los desaparecer?
Normalmente, o medo intenso, característico das fobias, persiste porque a pessoa nunca enfrentou a situação. Quando se vê perante o objecto ou a situação temida, sente de imediato uma reacção fisiológica que se apodera do corpo: por exemplo, a pulsação acelera, aumenta a transpiração, dificuldade em respirar, náuseas, tremuras, ... A pessoa só pensa em fugir o mais rapidamente possível da situação.
Para nos libertarmos dos nossos medos é necessário vencer inúmeras resistências. A pessoa tem de aprender a promover na sua vida o relaxamento, o controlo e a auto-confiança. Basta o facto de estar enervado com alguma coisa e sentir-se incapaz de se controlar, para entrar em pânico ou desencadear uma fobia, que talvez já estivesse prestes a aparecer, devido a susceptibilidades desenvolvidas no seu passado. É preciso enfrentar o medo!De facto, haverá algo mais assustador do que ficarmos "paralisados" com o nosso próprio medo? Quantas vezes damos por nós a reagir exageradamente a uma situação que, afinal, era inofensiva? Quantas vezes já nos sentimos incapazes de nos defender, de fugir ou de evitar situações que são verdadeiramente uma ameaça para a nossa integridade física ou psicológica?
É importante transformar o medo em coragem! Devemos sim ter medo daquilo que nos possa impedir de ser Seres Humanos mais conscientes, racionais, atentos e civilizados! ...




6 comentários:
O medo do desconhecido! É o medo do desconhecido que impele todo mundo para os sonhos, para as ilusões, para as guerras, para a paz, para o amor, para o ódio. Tudo isto é ilusão. É isto o desconhecido. Aceite o desconhecido e será uma viagem tranqüila. ~ Frase de John Lennon
O medo de ter êxito impede muita gente de ser feliz. ~ Frase de Regina Volpato
Eu sei que mudanças podem ser assustadoras. Mas faz parte do crescimento. É assim que descobrimos como somos, e o que vamos ser. ~ Frase de Miley Ray Cyrus
Fantasmas existem por um motivo: para que você não cometa o mesmo erro duas vezes. ~ Frase de Dr. House
Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que você enfrenta o medo. você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue. (Eleanor Roosevelt)
Obrigada Carla pela visita e pelas sábias frases que deixaste.
Beijos graaandessssss :)
Enviar um comentário